sábado, 22 de dezembro de 2007

Apresentação do trabalho

O trabalho consiste em um relato reflexivo de uma proposta de investigação colaborativa em uma escola do campo no município do Capão do Leão, RS, Brasil. Nele procuro levantar algumas referências para pensar a organização do processo educativo em escolas do campo a partir de limites enfrentados no dia a dia de nossa comunidade escolar. Essas referências são levantadas a partir do enfrentamento dos problemas vividos por nós (educadores, educandos e comunidade) na escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Berchon, do Passo das Pedras, mas que são muito semelhantes aos limites enfrentados por outras escolas do campo.
A ação está fundamentada em bases freireanas e resulta em um intenso trabalho de investigação colaborativa da realidade, com a intenção de chegar aos temas geradores para o trabalho com o currículo escolar. O envolvimento dos pais no processo, propicia um espaço de formação para eles e a aproximação das palavras e temas geradores para o trabalho com o grupo de de educandos infantis da escola. Oportuniza também um trabalho pedagógico no qual o aluno ajuda a definir as etapas seguintes do planejamento e encaminha sua própria avaliação ao refletir-se dentro do processo de aprendizagem.
Durante o processo venho estudando e trazendo para discussão o papel das políticas públicas na educação do campo e a forma como elas vem sendo tratadas na região, bem como o referencial de Educação do Campo, de Educação Popular Pública e do referencial freireano, por acreditar que:
(1) são referências fortes no desenvolvimento do trabalho e nas reflexões (Ação-Reflexão-Ação);
(2) é o referencial que mais nos orienta no processo conflituoso de construção do conhecimento que estamos tentando desenvolver em uma escola de Educação Básica do Campo, sem abrir mão da amorosidade e da responsabilidade de meu papel de educadora que está se educando no processo com os(as) educandos(educandas) e com a comunidade.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Rose, quero te parabenizar pela iniciativa de divulgação de teu trabalho aí no Capão do Leão, um abraço e aproveito para desejar também boas festas.

JOSÉ FERNANDO disse...

Rose, iniciativa elogiável em todos os sentidos. Ainda vou conseguir articular alguma coisa nesse formato.
Mas quero destacar a importância de pessoas que tenham efetivamente prática pedagógica em escolas no/do campo estarem disponibilizando seu trabalho e sua reflexão teórica sobre. Isso é muito mais consistente do que os intentos que fazemos de acompanhar - sempre com mediações de outros sujeitos - o desenvolvimento dos processos educativos relacionados com os colonos e demais trabalhadores do campo. Isso revoluciona as estratégias científicas: sem esse tipo de iniciativa as intenções de fazer uma reflexão mais histórica perde força. Com ela, essa pretensão passa a se inserir no horizonte dos "inéditos viáveis".
Parabéns.
Com muita admiração.
josé fernando